top of page

6 dicas para construir hábitos saudáveis



Algumas pessoas têm como objetivo viver até quase cem anos; outras pessoas já pensam em viver com qualidade pelo maior tempo possível. Seja como for, o que mais importa é como um destes objetivos ( ou até os dois ) pode(m) ser alcançado(s).


Alguns dizem que viver em si é simples e que nós, seres humanos, muitas vezes complicamos as coisas. Em parte, isto é verdadeiro, pois cada vez mais as pessoas estão sem paciência, sem flexibilidade, buscando os melhores resultados com imediatismo e só valorizando os aspectos negativos das coisas e dos fatos.


Da mesma forma que o imediatismo leva a resultados frustrantes, principalmente quando se almeja uma vida saudável e duradoura, a falta de organização também é um fator extremamente limitante. Qualidade de vida não é obviamente um fato agudo, algo que se conquista de um dia para outro. Ela exige abdicação, ou seja, abrir mão de certos hábitos errados, relacionamentos tóxicos e vícios.


Por que não organizar melhor as ações, executar passo a passo aquilo que pode tornar sua saúde mais longeva ? Nós não precisamos e não devemos provar nada aos outros, apenas precisamos de paz com nossa própria consciência. Precisamos saber que o melhor de nós ou o melhor de nossa capacidade está sendo colocada em prática, em prol de nossa saúde física e mental.


Acerca desta questão de provar algo aos outros, muito cuidado com o efeito negativo das redes sociais. Neste universo digital, tudo é muito imediato e, ao mesmo tempo , exerce um efeito de hipnose sobre nós , acentuando vaidades e o ego. Este imediatismo ilusório do mundo digital corrompe a essência de cada um e mascara questões de ordem emocional que necessitam de uma abordagem bem mais direta e resolutiva.


De qualquer forma, precisamos criar mecanismos de defesa que nos levem a hábitos mais saudáveis e que sejam capazes de serem permanentes em nossa vida. Não adianta começar uma determinada ação e parar, não adianta somente se empolgar.

Vou deixar 6 dicas essenciais para construção de hábitos saudáveis e peço que vocês analisem o que precisam corrigir em sua forma de ver as coisas e também na sua rotina.


1. Não tenha pressa

As pessoas quando querem perder peso, iniciam um determinando treino físico já pensando em correr uma maratona. Não conhecem seus limites , não conhecem sua condição cardiopulmonar e não avaliam seus riscos diante de uma atividade física exaustiva . No que se refere a dieta, querem já cortar tudo de uma vez, de forma muito radical, sem analisar se a carga de nutrientes está adequada ou não.


2. Saiba lidar com imprevistos

Ninguém se prepara de forma completa para os imprevistos . As pessoas acham que tudo vai correr dentro do esperado, não consideram que existem muitas coisas que não dependem de nós nem de nossa vontade. Você pode estar super focado num propósito de qualidade de vida, mas pode surgir um fato muito forte que muda toda sua programação. Precisamos saber lidar com este cenário.


3. Procure fazer mais coisas ao mesmo tempo

Você gosta de ir na academia , ouvir música, praticar ioga e meditar? Quantas horas você precisará para fazer tudo isto de forma separada ? Por que não integrar todas estas atividades, otimizando desta forma sua produtividade física e intelectual?


4. Resista às tentações

Em nossa rotina, não faltam situações opostas e muito tentadoras . Para qual lado iremos? Aí depende muito de nosso foco , disciplina e força de vontade. Você preferiria fazer uma caminhada ouvindo um bom podcast ou ficar em casa assistindo a um filme e comendo pipocas?


5. Converse mais sobre seus objetivos

Umas das formas de manter um foco constante, visando cumprir suas metas de longevidade e qualidade de vida, seria contar mais detalhes sobre este processo para as pessoas mais próximas e mais queridas. Além de simplesmente contar, procure incentivar mais pessoas para aderirem ao seu objetivo. Faça com que mais pessoas “comprem” a sua ideia, sua forma de viver a vida com mais qualidade.


6. Não queria ser perfeito

Ao longo do processo de conquistar hábitos saudáveis, você vai fraquejar e pensar em desistir. Caso isto aconteça e provavelmente acontecerá, não se puna, não se cobre demais, não se inferiorize diante das outras pessoas. O carro “morreu”, ligue ele novamente e siga sua trajetória, pois o mais relevante será atingir o propósito final.


Quem quiser conquistar e construir hábitos saudáveis, precisa de muita confiança, perseverança e desprovimento . Este último talvez seja o mais importante, pois significa lutar por si e não pelos outros, acreditar em si e não se comparar, saber perder e se levantar. Não desanime jamais, pois só conquista um estilo de vida saudável quem sabe reajustar seu caminho a cada tropeço ou imprevisto .

8 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page