top of page

7 estratégias para se conseguir um estilo de vida anti-inflamatório


Fala-se muito sobre a importância da imunidade, ou seja, a capacidade do corpo de criar defesas contra agentes estranhos e doenças. Buscamos constantemente, seja por meio de um estilo de vida saudável ou por meio de atividades físicas, reduzir o grau de inflamação de nosso corpo. Mas, afinal, o que é esta inflamação e por que ela pode fazer tal mal a nossa saúde?


A inflamação não é, em sua totalidade, maléfica para nossa saúde. Em uma fase inicial, a inflamação é um mecanismo de proteção; basta pensarmos naquela vermelhidão que se forma quando tomamos uma pancada na perna. Aquela área mais quente e ruborizada indica que existem células protetoras tentando controlar os danos ocasionados pela pancada sofrida. Em outras palavras, a cicatrização de uma ferida ou a reparação de um órgão depende desta inflamação.


No entanto, a continuidade da inflamação por um período indeterminado pode causar prejuízos para o funcionamento dos órgãos e permitir o desenvolvimento de doenças, como o câncer, insuficiência cardíaca, demência e doenças autoimunes (quando o corpo produz defesas que terminam por atacar o próprio corpo).


Não podemos perder de vista esta inflamação que pode ser perpetuar em nosso corpo, graças a algumas escolhas erradas que fazemos em nosso dia a dia. Para isto, existem 7 estratégias que podem mudar este paradigma e reduzir a ocorrência de uma diversidade de doenças. Observem que estas estratégias não são complicadas de execução, mas ainda estão distantes de serem adotadas pela maioria absoluta da população mundial.


Estratégia 1 - Evite dietas milagrosas

Muitas vezes a pressa para emagrecer ou a busca por uma alternativa supostamente mais fácil nos leva a adotar dietas da moda. Estas dietas podem, ao contrário do que se imagina, serem ricas em gorduras, açúcares , excesso de alguns nutrientes, podendo piorar o grau de inflamação de nosso corpo. Dietas que levem a um emagrecimento temporário não necessariamente são dietas saudáveis.


Estratégia 2 - Individualize a intensidade de atividade física

Esta é uma questão muito importante, pois vivemos um momento de culto ao corpo, influenciado diretamente pelas redes sociais. Corpos delineados, o tão sonhado abdome “tanquinho “ podem ser fruto de muita disciplina e atividade física, como também resultar do abuso de hormônios anabolizantes. Além disso, excesso de atividade física ou mesmo alguns tipos de exercício podem ser lesivos ao nosso bem estar. O que é compatível para uma pessoa pode ser maléfico para outra pessoa .


Estratégia 3 - Lute contra a gordura abdominal

O acúmulo de gordura em nosso corpo, sobretudo na região abdominal, propicia uma série de doenças graves. Engana-se quem pensa que o excesso de gordura abdominal implica somente em risco aumentado para doenças cardiovasculares. Pelo menos dez tipos diferentes de câncer podem estar relacionados a este excesso de peso. Na pandemia da COVID-19, vimos que os agentes infeciosos podem se beneficiar de um ambiente intensamente inflamatório , como é o caso do tecido gorduroso abdominal .


Estratégia 4 - Pare de fumar

Pode parecer redundante afirmar que o tabagismo acarreta uma imensidão de problemas de saúde. No entanto, este fato é tão verdadeiro que muitas pesquisas demonstram que a cessação do hábito de fumar pode, em poucas semanas, reduzir o grau de inflamação em nosso corpo.


Estratégia 5 - O sono noturno tem de ser suficiente

Nem muito nem pouco - esta seria a melhor orientação para quem se preocupa com a qualidade do sono noturno. Uma das formas mais contundentes de causar um estresse inflamatório em nosso corpo é não manter um sono noturno equilibrado. A melhor forma de atingir este objetivo é compreender que o sono noturno depende diretamente dos fatores alimentares, hormonais e ambientais e, portanto, devemos intervir nestas questões o mais rápido possível.


Estratégia 6 - Limite o consumo de álcool

Não seria nenhuma novidade afirmar que o consumo exagerado de álcool exerce profundos efeitos em nosso sistema nervoso. E por que é tão difícil ser moderado neste consumo ? Por que já se tornou um vício ? Por que você precisa se exibir socialmente ou nas redes sociais ? Por que beber em excesso daria mais coragem para fazer tudo que você quer ou pensa ? Seja o que for, busque ajuda, seja humilde neste sentido e mude sua vida antes que venham as consequências fatais.


Estratégia 7 - Domine seu estresse

Você domina seu estresse ou o estresse que te domina por completo ? Você é refém de uma rotina de trabalho , pautada por constantes sobressaltos de humor e problemas de relacionamento ? Talvez a estratégia de dominar suas emoções e não transformá-las num verdadeiro inferno emocional seja a mais relevante de todas. Como nosso objetivo é combater a inflamação em nosso corpo, nada melhor do que administrar melhor as emoções e a nossa reatividade diante dos problemas e imprevistos que inevitavelmente fazem parte da rotina de qualquer um de nós.


Um estilo de vida anti-inflamatório não é fácil de se conseguir com tantas tentações ao nosso redor. Mas tudo tem de ser colocado como uma meta, um projeto de vida visando subir de patamar. Você vai querer estagnar no nível em que está, ou seja, deixar seu corpo permanentemente inflamado e sujeito ao surgimento, a qualquer tempo, de uma doença fatal ? Vivemos num mundo com tantos recursos e com tanta riqueza de informação, que não teria lógica assistir ao seu próprio fim, ao seu próprio sofrimento.

Façamos algo para mudar nossos hábitos o mais rápido possível , até porque adotar um estilo de vida anti-inflamatório não é mais uma opção, mas sim uma obrigação de quem quer viver de forma plena e saudável.

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page