top of page

Você quer comer bem e emagrecer? Uma viagem bem planejada pode ser a melhor solução


Num mundo de tantos compromissos e tanta pressão, o que mais precisamos é criar mecanismos e buscar circunstâncias para relaxar o corpo e a mente. Algumas pessoas têm mais controle sobre a sua rotina, podendo escolher quais dias trabalhar, quando fazer uma viagem e por quanto tempo se ausentar dos compromissos profissionais. Outras pessoas seguem uma hierarquia, um calendário, às vezes uma escala de trabalho que não poupa feriados, datas festivas e comemorações familiares. Profissionais de saúde e profissionais de aviação são exemplos de pessoas que, muito frequentemente, passam Natal, Ano Novo e domingo de Páscoa trabalhando e exercendo suas nobres funções.


Seja qual for a realidade de cada um de nós, não deveríamos abrir mão de alguns dias de descanso e, como forma eficaz de relaxamento, uma boa viagem seria uma ótima opção. Mas não seria simplesmente viajar de forma aleatória, até porque se você decide viajar, mas enfrenta trânsito de muitas horas, fica impaciente com outras pessoas, não tolera frio ou calor excessivo, a viagem será motivo de muito desgaste e não de tranquilidade.


Sendo assim, você precisa planejar adequadamente esta viagem, considerando três coisas muito importantes : não ficar pensando nos problemas do cotidiano, comer bem e ainda perder um pouco de peso . Não seria uma maravilha atingir estas três metas ? A boa notícia é que isto é possível, desde que você escolha lugares estratégicos para visitar e cumpra rigorosamente algumas tarefas relativamente simples.


Uma viagem bem planejada não significa se sentir preso ou ficar refém do relógio. Deixe o tempo passar naturalmente, não fique excessivamente atrelado a tela de computador ou telefone, deixe as coisas fluírem com leveza. Você está fazendo uma viagem para descansar, coloque isto como prioridade em sua mente. Não se sinta pressionado pelo comportamento ansioso ou agitado de outras pessoas, procure criar seu sistema de ação e comportamento.

Existem algumas tarefas relativamente simples que deveriam fazer parte de sua agenda, em cada dia da viagem. No entanto, lembrem-se de que estas tarefas só surtirão efeito se a escolha do lugar foi bem avaliada.


Vamos então a estas tarefas:

Escolhendo o lugar mais adequado

O que é bom para um pode não ser viável para outro. Há também influência de questões financeiras, de quantos dias será a viagem . Mesmo com todos estes aspectos, procure escolher um lugar mais silencioso, com pouca aglomeração, onde as belezas naturais estejam presentes e você possa desfrutar de uma boa convivência com família e amigos. Talvez viajar na companhia de muitas pessoas dificulte a rotina, pense nisto quando fizer seu planejamento.

Avalie a gastronomia do lugar

Viajar não significar abandonar seus cuidados com a saúde, portanto, avaliar se o lugar desejado oferece opções variadas de alimentação é fundamental. Seria interessante intercalar dias com alimentação bem balanceada, mais saudável, com bastante fruta e cereais e alguns dias de extravagância ( pizza , churrasco, doces). Não permita que todos os dias da viagem sejam regados com comidas muito calóricas, refrigerantes, doces e bebidas alcoólicas.

Faça (quase) tudo caminhando

Quando viajamos, costumamos pensar em alugar um carro. Nada contra obviamente, desde que use carro para distâncias muito longas ou locais de acesso mais difícil. Fora isto, deveríamos fazer tudo caminhando, mesmo que tenha de fazer algumas paradas para hidratação e recuperação. A caminhada nos obriga a ter mais concentração, mais foco, observar melhor as coisas ao nosso redor e estimula nossa circulação sanguínea e nosso metabolismo. Viajar e ficar preso dentro de um hotel não agrega coisas saudáveis; aliás, agrega muitas calorias.

Não faça a maior parte das refeições dentro do hotel

Tomar café da manhã no hotel ainda tem como aceitar. Afinal, acabamos de acordar e muitas vezes o café da manhã faz parte do pacote comercial. No entanto, ter preguiça de caminhar e procurar bons restaurantes ou deixar de escolher opções variadas e saudáveis para cada dia, seriam erros inadmissíveis.

Aproveite a academia de seu hotel ou faça alguma atividade ao ar livre

O planejamento da viagem deveria levar em conta se o hotel ou pousada oferece espaço para atividade física, como aparelhos de musculação, esteiras, piscina e quadras. Além disso, pense neste aspecto quanto a localização do hotel. Não seria interessante se hospedar muito distante da região central, onde há mais opções de passeio e caminhadas. Também não seria interessante ficar num local muito elevado, no alto da montanha por exemplo , dificultando os acessos e exigindo mais frequentemente o uso de carro.

Alinhe seus objetivos com a família

Viajar e cada um querer fazer coisas muito diferentes não será produtivo para ninguém. Em geral, o senso comum é que todos precisam e querem descansar, relaxar mente e corpo . Manter boa alimentação e procurar perder peso deveriam ser metas bem alinhadas. Não há sentido em uma pessoa querer comer sem controle e ficar dormindo a tarde toda e outra pessoa querer fazer uma refeição mais leve e caminhar mais horas, para visitar mais pontos turísticos. Isto tudo deveria ser melhor ponderado e ajustado com antecedência.


Pode parecer estranho e até inviável, mas podemos comer bem e perder alguns quilos durante uma viagem de lazer. Mais do que isto, podemos esquecer um pouco dos problemas do cotidiano, diversificar os pensamentos e melhorar nossa concentração. Basta seguirmos uma cartilha de orientações que dependem mais de nossa boa vontade e alinhamento coletivo, do que qualquer outra coisa . Portanto, procurem viajar mais vezes, mas escolham lugares estratégicos, que favoreçam a movimentação de nosso corpo e uma alimentação equilibrada.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page