top of page

Você tem um plano de ação para uma vida saudável?



Longevidade saudável tem sido uma tendência mundial nas últimas décadas. Claro que nem sempre viver mais significa viver com qualidade e de forma saudável, mas, em decorrência do progresso médico e tecnológico, o que se espera é um avanço da população mundial para faixas de idade inimagináveis até os anos 70 e 80.


Alguns dados demográficos reforçam contundentemente esta tendência. Em 2020, cerca de 10% da população mundial apresentava 65 anos ou mais, sendo que, na Europa, o número de pessoas com mais de 65 anos superava o número de crianças com menos de 15 anos. Além disso, as expectativas apontam para o ano de 2050, quando 1 a cada 6 pessoas no mundo já estará com pelo menos 65 anos de idade.


As pesquisas médicas em prol da longevidade só aumentam, o surgimento de exames diagnósticos desponta a cada ano, os testes genéticos avançam em uma velocidade incalculável; no entanto, confesso que algo incômodo paira no ar: temos um plano de ação para uma vida saudável? Imaginando que o propósito central de nossas vidas seja viver bastante para realizar muitas coisas, eu deixo em aberto uma segunda questão: da mesma forma que fazemos plano de viagem , plano de custos, plano de previdência privada, estamos reservando um tempo para planejar aquilo que sustentaria qualquer deste planos mais corriqueiros?


Vamos imaginar o seguinte cenário: todos os dias pela manhã ou eventualmente horas antes de dormir , você sentaria confortavelmente para fazer uma reflexão sobre vida saudável, sobre como foi seu dia em relação a alguns princípios e sobre estratégias para verdadeiramente cumprir as suas metas de vida saudável. Você deixaria tudo isto registrado, estabeleceria uma rotina disciplinada e prazos para rever cada item selecionado. Da mesma forma que uma planilha de custos pode evitar que você fique endividado, um plano de ações para uma vida saudável poderia evitar um câncer, uma insuficiência cardíaca e agravos em sua saúde mental.


Vamos tentar elaborar juntos este plano de ações e, num segundo momento, cada um de vocês acrescentaria questões pessoais e particulares para customizar este estilo de vida saudável ? Nada melhor do que uma boa rodada de perguntas e respostas , para extrair os principais conceitos que devem fazer parte de um plano de vida saudável.


1. As doenças crônicas são aquelas que mais afetam uma vida saudável?

Com certeza sim . Hipertensão arterial, diabetes, artrose e demência são fortes exemplos de problemas crônicos de saúde, com potencial debilitante, podendo , inclusive, incapacitar uma pessoa.


2. Quais seriam os princípios de um plano de ação para uma vida saudável?

A Organização Mundial da Saúde defende que vida saudável só é possível quando, por meio de políticas públicas, ações corporativas ou mesmo esforços individuais, combatemos a pobreza, geramos oportunidades de emprego, provemos infraestrutura e educação de qualidade. Como exigir um plano de vida saudável para quem não tem rede de esgoto? Como exigir um plano de vida saudável para quem não tem comida para todos os dias?


3. Estamos preparados para lidar com os agentes estressores?

Somos um compilado de células e estas podem não suportar por muito tempo os efeitos nocivos do estresse. Os agentes estressores podem ser ambientais (poluição), sociais (desemprego) e biológicos (câncer e suas metástases). Exercemos um controle extremamente limitado sobre estes estressores e, desta forma, um plano de ação para vida saudável deveria prever obrigatoriamente medidas de intervenção para estes pontos críticos.


4. Somos capazes de intervir no “relógio” do envelhecimento?

Muitos cientistas afirmam que sim. Existem estratégias interessantes para mudar favoravelmente a velocidade do envelhecimento. Imagine que você seja obeso e tenha resistência a insulina, ou seja, seu pâncreas produz quantidade adequada de insulina (hormônio responsável pelo controle de açúcar no sangue) mas esta insulina encontra barreiras nas células, não conseguindo exercer sua função satisfatoriamente. Uma restrição de calorias pode ser um primeiro passo para mudar esta condição e, consequentemente, mudar também o “relógio” do envelhecimento.


5. Como seria uma lista geral de procedimentos de vida saudável que todos possam seguir?

  • Seja produtivo em qualquer faixa etária. Não aceite que você está velho(a) e estaria na hora de ficar em casa;

  • Compreenda suas tendências genéticas e heranças familiares e busque alternativas de superação;

  • A natureza está pronta para nos ajudar. Não use somente remédios, procure explorar os benefícios dos alimentos, plantas, água e sol;

  • Não subestime seus hormônios, eles podem indicar estabilidade ou desequilíbrio;

  • Leve seu cérebro para academia - leitura, música, meditação, bons relacionamentos e raciocínio lógico podem aumentar sua eficiência mental;

  • Preserve seus músculos - eles são uma reserva essencial para nossas defesas orgânicas;

  • Avalie sua qualidade de vida não somente pela aparência do corpo, leve em conta também seu estado mental, seus relacionamentos sociais e sua estabilidade financeira.


A década de 2020-2030 foi classificada pela Organização Mundial da Saúde como a década do envelhecimento saudável. Logicamente que a questão não seria a idade em si, mas como estamos ou estaremos vivendo a medida que o tempo segue. Para isto, nada melhor do que estabelecer um plano de ação, com prazos e regras passíveis de serem cumpridas. Este plano não é somente um manual de conduta, é um conjunto de princípios que não podem ser flexibilizados, ou seja, quem quiser ter uma vida saudável precisa seguir à risca. Vida saudável não deveria ser uma escolha, uma questão de livre arbítrio. Existem desafios financeiros, sociais e emocionais ao longo de nossas vidas que podem limitar nossas possibilidades e perspectivas. Entretanto, vida saudável é sinônimo de entusiasmo e superação. Sigamos em frente seja qual for o momento adverso.


Enfim , quero saber de vocês um pouco sobre sua rotina e seus esforços diários para ter uma vida saudável. Deixem, por favor, seus comentários sobre começar um plano de ação de vida saudável desde já e mudar sua história.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page